Corinthians-Itaquera ganha dispositivo de segurança nas plataformas do metrô






Corinthians-Itaquera ganha dispositivo de segurança nas plataformas do metrô

Equipamentos são importantes itens para evitar queda de pessoas e objetos nos trilhos

Além da estação Corinthians-Itaquera, conforme prometido nos anos anteriores pela presidência do metrô, em 2021, já estão instalados em Palmeira-Barra-Funda e Belém os dispositivos de segurança projetados para oito estações na Zona Leste na linha 3 - vermelha.

A precaução primária foi o que alertou a sociedade em cobrar a segurança para os passageiros, após décadas de acidentes. Como o da usuária Magda que, com deficiência visual, caiu nos trilhos sem assistência imediata do funcionário, em setembro de 2022.

Diante do pânico, vários usuários no momento da queda tentaram orientar a moça para que ficasse no vão entre o trem e a plataforma, quando o condutor, sem ver a passageira, não parou o trem. Magda foi resgatada com ferimentos leves.

Acidentes como esses ocorreram por todo o período desde quando foram entregues as primeiras plataformas, o que implicou cobrança antiga da sociedade ao metrô pela segurança de todas as pessoas na plataforma.

 

A usuária Bruna, que aguardava o metrô na plataforma de Itaquera, acompanhada do filho de 3 anos, avaliou que os dispositivos são fundamentais para a segurança de todos. "Meu nome é Bruna, moro em Itaquera-AE Carvalho, essas portas acho bem inseguras porque tem criança que corre, né? E às vezes ter uma outra proteção acho muito bom”.

O perigo aumenta quando há superlotação de pessoas que aguardam os trens lotados até três vezes, principalmente em horários de pico. A queixa é maior quando os usuários não conseguem embarcar nos trens, e ficam mais vulneráveis com o “empurra-empurra”.

Nas outras vias e linhas administradas pelos consórcios Mobilidade (linha 5 lilás) e Viaquatro (linha 4 amarela), boa parte das estações de metrô possuem o dispositivo de segurança. Restam ainda as demais e mais antigas: linhas azul, vermelha e verde.

Até o Natal de 2022, na Linha 3-Vermelha, a presidência garantiu as Portas de Plataforma instaladas e em funcionamento. Já na estação Vila Matilde os
dispositivos funcionam há mais tempo. A projeção do Metrô de São Paulo, é ligar as zonas leste e oeste que receberão equipamentos para dar mais segurança e organizar o embarque.

Para assegurar os dispositivos, antes de transportar e colocar os módulos completos, os funcionários do Metrô efetuam o reforço das plataformas, instalam o “esqueleto” metálico e ainda tem etapas como a sincronização com os sistemas da operação dos trens e estações.

Essa sincronia é verificada pelo funcionamento, apenas em testes dos equipamentos já instalados por empresas diferentes que acontece, no Belém, do
contrato com o Consórcio Kobra, e em Itaquera com a Alstom.


De acordo com o sindicato e órgãos de defesa de mobilidade urbana, para atingir a marca de oito estações, o metrô deve à poṕulação a instalação dos dispositivos nas estações Pedro II, Carrão e Guilhermina-Esperança.

Em Corinthians-Itaquera, se não fosse o atraso, as portas poderiam operar em agosto e outubro, respectivamente, e a instalação só ocorreu em novembro de 2022. Mas o novo documento mostra as estações com o status “em reprogramação” ou em atraso.

A Central de Notícias da Rádio Videomaker é uma iniciativa do Projeto Cantigas de Roda: sua origem e representação. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.


Fonte: Metrô SP/ Via Troilebus/ Sindicato dos Metroviários
Imagens: Márcia Brasil / Metrô/ Redes Sociais

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