Conselho Participativo Municipal se organizou para apoiar vítimas de enchente naregião de Itaquera






Conselho Participativo Municipal se organizou para apoiar vítimas de enchente naregião de Itaquera

Apoio ganhou a solidariedade de ONGs e entidades

O mês de Janeiro fechou com fortes chuvas que castigaram a região da zona leste. A tempestade na tarde do dia 29 de janeiro,a mais intensa segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo ), durou 2h, o que causou destruição e enchente.

Moradores e comerciantes tiveram perdas com o transbordamento do Rio Verde, narua Cunha Porã, altura do número 241. Segundo a previsão meteorológica, fevereiro segue em estado de atenção devido às temperaturas altas.

Diante dos danos, o apoio do Conselho Participativo foi fundamental para realizarintervenção e campanha em solidariedade às famílias e comerciantes vítimas daschuvas que sofreram prejuízos, com grandes perdas na região de Itaquera.

Um conjunto de ações de ONG ́s e Instituições que atuam em Itaquera e na ZonaLeste se uniu em uma campanha para ajudar as 358 famílias, afetadas pelaschuvas, que receberam arrecadação de alimentos não perecíveis; roupas de cama;colchões, móveis, eletrodomésticos, produtos de higiene pessoal e fraldas.

O Conselho Participativo Municipal (CPM) de Itaquera tem caráter público e éreconhecido como instância de representação da população de Itaquera, Parque doCarmo, Cidade Líder e José Bonifácio.

O corpo de conselheiros, além de promover discussão e apoio aos munícipes, levaas demandas da população que participa ativamente para solucionar necessidadesdos espaços públicos e dos bairros.

O CPM tem caráter eminentemente público e é organismo autônomo da sociedadecivil, reconhecido pelo Poder Público Municipal como instância de representação dapopulação de cada região da Cidade para exercer o direito dos cidadãos ao controlesocial, por meio da fiscalização de ações e gastos públicos, bem como daapresentação de demandas, necessidades e prioridades na área de suaabrangência.

Cada subprefeitura instala o respectivo Conselho Participativo Municipal paraatuação nos limites do território administrativo com orçamento, reflete decisõessobre como o dinheiro do cidadão que paga tributos será destinado para políticaspúblicas.

Neste contexto, as estratégias orçamentárias abertas e a interlocução entre osPoderes são essenciais para a boa governança, uma vez que forneçamoportunidades para que os cidadãos conheçam a temática e, assim, tornem-se maisaptos para o exercício do controle social das políticas públicas e dos recursosinvestidos.

O Conselho Participativo informa que disponibilizou pontos de arrecadação dedoações localizados na Rua Augusto Carlos Bauman, 851 - Itaquera. Na região daParada XV, o endereço mais próximo é o da ONG Vilanova que fica na Rua Ibiajara,número, 623. Na região da Vila Carmosina, o ponto de coleta é na AssociaçãoUniverso do Aprender, que fica na Rua Cachineses Carmosina - nº 144.

A subprefeitura ressalta que está em tratativa com a Siurb para a construção dereservatório e contenção das águas do Córrego do Rio Verde. Ainda, ressaltou oatendimento às demandas em apoio às vítimas, conversou com a população evistoriou os efeitos das chuvas no bairro, acompanhada dos técnicos da SecretariaMunicipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB).

De acordo com a Subprefeitura Itaquera, as equipes de zeladoria, Defesa Civil eCRAS atenderam os desabrigados da região atingida.

Para mais informações, acesse o site da Prefeitura de São Paulo. Em caso deemergências, entre em contato com o Portal 156, ou pelos seguintes canaisemergenciais:

• Defesa Civil - 199• Polícia Militar - 190
• Bombeiros - 193• SAMU - 192

A Central de Notícias da Rádio Videomaker é uma iniciativa do Projeto Cantigas de Roda: sua origem e representação. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

Reportagem: Márcia Brasil
Fonte: Subprefeitura de Itaquera/ Conselho Participativo de Itaquera

Comentários