Moradores de Itaquera foram impedidos de sair de casa após o surgimento de uma cratera






Moradores de Itaquera foram impedidos de sair de casa após o surgimento de uma cratera

Buracos, alagamentos, enchentes, queda de árvores e de energias, uma rotina para quem vive em Itaquera.

No bairro Cidade Líder, moradores da rua Cosmo José da Silva sofrem dificuldades há cerca de duas semanas devido a uma cratera que se abriu na via, bloqueando completamente a saída e entrada

Segundo relatos, o buraco começou com a tubulação de água que se rompeu após as chuvas e a passagem de veículos na via.

Morador disse que o buraco abriu na via porque a tubulação de água, que passa embaixo do asfalto, rompeu, levando a terra embora e deixando o asfalto oco.

Após fortes chuvas que atingiram o bairro durante a última semana e da quantidade de carros que passam diariamente na rua, o asfalto acabou cedendo, formando a cratera.

A cratera é gigante e dá para ver a tubulação com os canos quebrados e o vazamento de água em toda a cratera, disse Maria: "a preocupação nossa aqui é a estrutura da garagem e de tudo e o carro ir para o buraco".

As equipes da Sabesp e da Prefeitura de São Paulo compareceram ao local, porém nenhum dos órgãos resolveu o problema, apenas isolaram a área, o que agravou o problema de acordo com os moradores

A casa que fica em frente a cratera, foi impedida de moradores sair da sua residência devido ao tamanho do buraco. Outros ficaram sem energia elétrica, pois o asfalto cedeu no local onde havia um poste. Equipes da ENEL foram acionados e resolveram o problema.

A Sabesp realiza uma obra provisória no local, mas vizinhos relatam que só viram as equipes providenciando os reparos depois que foi acionado o CONSEG (Coordenadoria Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança).

Após as chuvas, a Sabesp informou que reparou a rede de água, afetada pelo rompimento da galeria pluvial, e que o abastecimento foi normalizado. Já a rede de esgoto está na programação da concessionária para ser consertada, pois o serviço deve ser feito em conjunto com a recomposição da galeria municipal de drenagem urbana.

A prefeitura informou que a Defesa Civil Municipal atendeu a ocorrência da abertura na rua Cosmo José da Silva, 389, na zona Leste, no dia 20 de fevereiro. Na ocasião, a Subprefeitura Itaquera foi acionada.

De acordo com a Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), a tubulação não comportou a quantidade de água gerada pela chuva e se rompeu e nenhum imóvel foi
interditado. Equipes da SMSUB atuam no endereço desde o dia 17 de fevereiro para realizar a reforma da galeria fluvial e contam com o auxílio da Sabesp e da ENEL para o desligamento de água e luz durante a execução do trabalho.

Para a conclusão dos serviços, as operadoras informam que depende da frequência da ocorrência de chuvas na região, porém a administração regional prevê que eles sejam finalizados em duas semanas.

A Central de Notícias da Rádio Videomaker é uma iniciativa do Projeto Cantigas de Roda: sua origem e representação. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

Reportagem; Márcia Brasil
Fonte: Sabesp/ Secretarias da Subprefeituras / Conseg (Coordenadoria Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança).
Imagens: Márcia Brasil/ redes sociais

Comentários