Terminal de ônibus de Itaquera é tomado por lixo e mato alto






Itaquera entrou em estado de atenção como um dos bairros mais testados positivos de casos de dengue na cidade. Unidades de saúde da região lotam diariamente com pessoas que buscam teste após apresentarem os principais sintomas similares ao caso da doença que são: dor de cabeça, nas articulações e no corpo, febre, náusea e vômito.
A cidade de São Paulo já entrou em alerta epidemiológico, mais de 15 bairros estão em atenção. Com isso, o governo de São Paulo incluiu a capital paulista no decreto de emergência após a explosão de casos em várias cidades.
A decisão do decreto foi tomada pelo COE (Centro de Operações de Emergências) de combate ao Aedes aegypti, da Secretaria Estadual de Saúde. Medida ocorre após o estado registrar 300 casos confirmados de dengue para cada 100 mil habitantes.

Apesar de todas as atenções do governo e mídias voltadas para a epidemia de dengue, o terminal Itaquera tomado por lixo, entulho e mato alto, assusta passageiros que usam o local para embarque e desembarque. Muitos dizem que não vê ninguém limpando a área. É o caso da Verônica, ela disse que a prefeitura culpa os moradores por causa do lixo, mas que também não faz sua parte.
“Passo praticamente todo dia para trabalhar aqui no metrô, realmente está imundo, é muito lixo. Tem muito morador de rua que vai espalhando o lixo por aí, tá demais  está tipo irreconhecível isso aqui”
A prefeitura informou que 10.000 agentes foram para as ruas para o combate ao mosquito, com reforço em Itaquera, que tem o maior número da doença da cidade, onde foram confirmadas mais casos de pessoas infectadas.
A saúde diz que realiza com frequência mutirões nas UBSs. Das ações no município, 471 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital para realizar mutirão no último para testagem de dengue, após o recorde histórico da cidade, quase 1800 pessoas infectadas com a doença só em janeiro.
A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) organizou a ação promovida pela prefeitura do Dia D de combate à dengue.
Nas três primeiras semanas de 2024, a capital registrou quatro vezes mais casos confirmados da doença, na comparação com o mesmo período de 2023. Só na cidade de São Paulo o número cresceu em 305%.
Para frear o avanço da doença, gestões estaduais e municipais em todo o país passaram a adotar medidas emergenciais de prevenção enquanto ainda não dispõem da vacina contra a dengue, como intensificação de mutirões de limpeza e fumacê, tendas improvisadas de atendimento aos doentes e campanhas de incentivo ao combate.
Calor e chuva intermitente são a combinação perfeita para a dengue. A reprodução do mosquito fica muito mais propícia nesse ambiente. Quanto mais alta a temperatura, mais mosquitos (nascem) e mais longo é o tempo de vida deles.

O Brasil já ultrapassou 300 mortes por dengue e mais de 1,2 milhão de casos. Já o Ministério da Saúde informou ainda que são 767 óbitos ainda em investigação. A taxa de incidência é de 635,2 casos por 100 mil habitantes.

Em 2023, o Brasil registrou 1,6 milhão de diagnósticos de dengue e 1.094 óbitos, foi o ano com maior número de mortes por conta da doença. Até então, 2022 era o que tinha registrado mais vítimas: 1.079% neste janeiro em relação ao mesmo período do ano passado.
O Ministério da Saúde anunciou a estratégia de vacinação contra a dengue no SUS, a previsão da aplicação da vacina ocorre no início de fevereiro, mas o número de doses é suficiente apenas para atender o público de 10 a 14 anos em regiões com alta transmissão da doença.
Foram selecionadas cidades de mais de 100 mil habitantes com alta transmissão de dengue, com predominância do sorotipo dois. A vacinação irá abranger todas as regiões do país. As doses adquiridas dão conta de vacinar 3,2 milhões de pessoas neste ano. Para 2025, segundo o ministério, estão asseguradas 9 milhões de doses.
A subprefeitura de Itaquera enfatiza que qualquer local com água limpa e parada acumulada pode ser um potencial foco por meio do qual o mosquito consegue deixar ovos e se reproduzir. Os locais mais comuns são caixas d`água, pneus, vasos de plantas, lajes e marquises.
A prefeitura orienta que a população pode solicitar informações sobre a dengue, pedidos de vistoria em locais com água parada ou fazer denúncias pelo portal 156.


Reportagem: Márcia Brasil
Fonte: Subprefeitura de Itaquera/ Ministério da Saúde /Secretaria Municipal da Saúde
Imagens: Márcia Brasil

A Central de Notícias da Rádio ITAQUERA é uma iniciativa do Projeto VIDAS SECAS, UMA RADIONOVELA COMUNITÁRIA”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

Comentários