Plano Juventude Negra Viva prevê investimentos para o combate à desigualdade social






O governo federal lançou no dia 21 de março, o Plano Juventude Negra Viva. O objetivo é construir ações transversais para a redução da violência letal, combate à desigualdade social, discriminação racial e outras vulnerabilidades sociais que afetam essa parcela da população.

O programa envolve iniciativas nas áreas de segurança, educação, saúde, assistência social, esporte, meio ambiente, entre outras. No total, são 43 metas e 217 ações pactuadas com 18 ministérios. Para entender um pouco mais sobre o projeto ouvimos Anielle Franco, Ministra da Igualdade Racial durante cerimonia de lançamento do plano.

Ela ressalta que em 2023 foi entregue editais, títulos quilombolas, debates sobre  o combate à intolerância religiosa e o combate à letalidade. De acordo com Anielle, este programa é uma demonstração de tudo que tem sido feito à frente do ministério da Igualdade Racial em parceria com os demais ministérios.

Ela explica o que é a transversalidade: “é a gente consegui trabalhar em conjunto, então, é a gente ter 18 ministérios que entendem a importância de respostas imediatas para o movimento negro. Ter todas as ações desenhadas em conjunto fez muita diferença pra consegui defender a vida das famílias negras deste país”, afirma a ministra da Igualdade Racial.

A Central de Notícias da Rádio ITAQUERA é uma iniciativa do Projeto VIDAS SECAS, UMA RADIONOVELA COMUNITÁRIA”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

Comentários