Penha será o próximo destino que leva a Câmara Municipal às zonas de São Paulo
No último evento, os moradores do Butantã demonstraram descontentamento em relação a localização do Instituto Butantan, saneamento básico e transporte público.
Por Victoria Marques
O presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Ricardo Teixeira (União), confirmou que os bairros das próximas edições do projeto mensal “Câmara na Rua” serão Penha, Guaratiranga e Jaçanã, e possivelmente ocorrerá no CEU Butantã em novembro. O anúncio ocorreu em 28 de junho no CEU Uirapuru durante o evento.
Na última edição, os moradores do Jardim Paulo VI e ao redor puderam apresentar quais são as demandas da região, como melhorias no saneamento básico e no transporte público e relataram desconforto em relação ao impacto ambiental do Instituto Butantan no local que ele funciona.
Catarina Gonçalves da Silva compareceu como parte do grupo SOS Butantã para se posicionar contra o PL 691 em relação ao Instituto: “Nós não queremos uma indústria ao lado das nossas casas. Tem pessoas que estão há três meses sem dormir por conta de barulho de gerador. O que a gente quer é um esclarecimento do Instituto Butantan de como estão essas obras, o que está acontecendo ali.”
Elenir que é militante e prefere ser identificada apenas assim, explicou que as reclamações sobre o Instituto não são relacionadas às vacinas, e sim como afeta às pessoas que moram ao redor da fábrica. Ela também levantou a questões sobre saneamento básico e transporte público.
Nesse evento, muitas pessoas buscam por visibilidade, como Renata Cândido, moradora do bairro Jardim São Paulo. “Nós não temos um posto de saúde próximo, um posto de saúde mais próximo da nossa residência que nos atende fica a 2 km do ponto principal do nosso bairro, que é onde a gente pega o ônibus e assim, o nosso bairro a vida inteira ele foi pouco esquecido.”
O presidente da Câmara explicou como o processo funciona quando eles recebem essas demandas. “As demandas aparecem, todos os vereadores assinam essas demandas, maioria delas serão feitas pelo executivo. A gente manda para o executivo, assim que vier as respostas do executivo, nós vamos informando a população. Então a resposta vai para aquela pessoa que pediu, mas também a gente coloca nas redes sociais da Câmara todas as perguntas e todas as respostas.”
O vereador João Ananias contou que entende importância de um projeto como o “Câmara na Rua” e pontuou que muitos vereadores não comparecem por não aguentarem a cobrança da população, por outro lado, acredita que têm pessoas que comparecem apenas para elogiar os vereadores. “Eu acho que nesse sentido a população às vezes erra, porque fica orgulhoso de ser parlamentar, e aqui na ‘Câmara na Rua’ é o momento de as pessoas cobrarem, conhecer os vereadores, porque às vezes elas não conhecem os vereadores."
A vereadora Janaina Paschoal acredita que as pessoas estão participando efetivamente e disse que muitas das demandas já receberam retorno: “Além dos ofícios que nós vereadores fizemos por meio dos nossos gabinetes, o presidente criou um sistema de fazer ofícios gerais, né? De todos os vereadores ensinamos. Então muitas coisas já tiveram retorno”.
A Central de Notícias da Rádio Itaquera para a vida é uma iniciativa do Projeto “Mães atípicas-Somos muitas!”. Este projeto foi realizado com o apoio da 8ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora
