FILMES DO ESTÚDIO GHIBLI EM EXIBIÇÃO NO CENTRO CULTURAL SÃO PAULO
O festival encantou os fãs do cinema japonês.
Reportagem: Caroline Rossetto
Em comemoração ao aniversário de São Paulo e em parceria com a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social (Bunkyo), o Centro Cultural São Paulo promoveu o “Festival Entre Estações”, que se uniram para oferecer ao público, exibições do cinema japonês, em uma programação especial.
O festival, que começou no dia 17 e foi até o dia 31 de janeiro, exibiu filmes de animação de estilos como anime, romance, ação e terror, do famoso estúdio Ghibli.
Em 2025, o estúdio completou 40 anos de existência, consagrando a sua importância e o seu impacto na cultura pop, virando um fenômeno mundial, graças a filmes considerados obras-primas como “Meu Amigo Totoro” de (1988) e a animação vencedora do Oscar de 2003, “A Viagem de Chihiro”.
As estudantes de Artes Visuais, Luana Maluf Baltar e Mariana Correa disseram o quanto consomem cultura japonesa e quando o anime entrou na vida delas:
“O primeiro anime que eu fui atrás para assistir, foi Mirai Nikki. Eu tinha 10 anos de idade. Não é muito livre para todos os públicos. Em relação ao Estúdio Ghibli, eu adoro “O Mundo dos Pequeninos” e vi com uns 09 anos e fui pesquisar mais a partir dos 12 ou 13 anos. Eu gosto bastante ``. afirma.
Mariana também nos falou quando começou a assistir animes:
“Eu sempre gostei de desenhar e é um estilo bem único. Eu tive vários amigos que gostavam e fui muito por aí. Então, eu assisto de vez em quando”.
As organizações também informaram que o festival serviu para conectar o público com as diversas linguagens do cinema japonês, como o longa de ficção científica lançado ano passado, “Make a Girl” de Genshi Yasuda e também a cinematografia do pintor japonês Katsushika Hokusai, que morreu em 1849.
A Central de Notícias da Rádio Itaquera é uma iniciativa do Projeto “Cartola” Este projeto foi realizado com o apoio da 9ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo


